VIVO vs. TIM: Instalei e comparei a internet de fibra ótica das duas operadoras
janeiro 8, 2016
Pedro Vilhena (189 articles)
4 comments
Compartilhar

VIVO vs. TIM: Instalei e comparei a internet de fibra ótica das duas operadoras

Após comprar uma smart TV 4K ano passado resolvi abrir mão da TV a cabo. Depois de ligar a TV como monitor secundário parti para instalar uma boa internet. O que se seguiu foi um caminho tortuoso de pesquisas e testes, que decidi compartilhar aqui. Afinal internet é essencial para quem gosta ou trabalha com vídeo!

A Odisséia

Meu prédio possui VIVO FIBRA instalada e resolvi começar por aí, o caminho mais fácil. A promessa de 50MB via fibra ótica na sala é tentadora. Qual não foi minha supresa ao perceber que o Netflix funcionava pior que com NET 10MB! Mas pros medidores de velocidade online estava tudo certo. Como?

Após ligar o modem direto no PC via cabo, testar em horários diversos e direcionar o tráfego a servidores específicos via DNS sem resultado, a única possibilidade parecia o famigerado traffic shaping. A VIVO estaria limitando propositalmente a banda para serviços de streaming de vídeo (o que é ilegal). Testei assinar duas VPNs diferentes para criptografar o tráfego e nada: o Netflix continuava horrível, começando qualquer programa em SD, passando pra HD só depois de alguns minutos e sem entrar no 4K que eu desejava. E o youtube também engasgava em 4k.

Foi quando descobri o ranking de provedores de internet da Netflix, colocando a VIVO em último lugar e a TIM em primeiro. Nos fóruns encontrei o boato de que a VIVO seria pior para streaming porque o tráfego seria roteado via Espanha (Telefónica). Mas a gente ouve falar muita coisa. Todo mundo reclama de tudo. Antes de me entregar a piração de hackear o modem da VIVO, resolvi instalar a LIVE TIM e comparar ambas lado a lado. 

Ranking NETFLIX nov/2015

O Embate

No LIVE TIM a fibra ótica não necessariamente entra em casa. No meu caso o sinal subiu por um par trançado telefônico normal (bom e velho DSL), o que é bem menos sedutor, mas já adianto que não fez diferença. Ao contrário da VIVO que requer um modem pra fibra e um roteador, na TIM há só o segundo. Liguei tudo, criei duas redes wi-fi (em canais diferentes) e comecei os testes alternando ambas, tanto no PC quanto na smart TV. Foi muito frustrante porque achava que teria uma resposta clara: X é melhor que Y, o proverbial batom na cueca. Mas não foi assim.

Nos medidores de velocidade (e a essa altura eu já usava não apenas o speedtest mas 4 diferentes, tanto flash quanto html5) as duas conexões entregavam velocidade nominal, com variação desprezível. No youtube a VIVO resolveu ficar boa (síndrome do defeito que desaparece no mecânico) e ambas performavam de maneira equivalente. Não consistente, porque o próprio youtube flutua, mas sempre ficavam pau a pau.

No Netflix entretanto a VIVO parecia pior. Todos os programas abriam em SD desde o logo NETFLIX pra só depois entrar o HD, enquanto na TIM já rodavam bonitos desde o começo. Testando com Marco Polo (que tem streaming em 4k) a diferença ficou mais clara, com o Ultra HD entrando antes e estável na TIM, enquanto na VIVO às vezes havia redução da resolução no meio da transmissão. Isso não aconteceu SEMPRE (em alguns horários ambas rodaram lindamente) mas a diferença foi perceptível.

Vale dizer: testei tanto começando programas do começo, quanto vendo 30min seguidos, quanto fazendo skip durante a transmissão em Chrome, Firefox e no app da Smart TV.

Mapa dos cabos internacionais

Minha conclusão é que em streaming de vídeo a TIM entrega mais. A razão eu não sei. A VIVO pode estar fazendo traffic shaping, que as VPNs não conseguiram melhorar porque elas próprias introduziram um delay. Ou pode ser que no meu prédio ela seja pior simplesmente porque todo mundo usa, sobrecarregando o hub local. Pode até ser o NETFLIX privilegiando um link sobre o outro. Por isso a conclusão infelizmente só se aplica a mim e a meu uso – se quisesse apenas navegar e fazer downloads, a VIVO estaria ótima.

Um plus é que o roteador da TIM ocupa menos espaço e cobre uma área maior da casa (com a VIVO não tenho wi-fi no quarto num apto de 45m², bizarramente).

Mais do que nunca me parece que a velocidade da internet é incontrolável. A lei obriga as operadoras a fornecerem X Mbps, mas isso entre nossa casa e seus servidores. De lá até o Google tudo pode acontecer. Os links internacionais são alugados, e pra ter noção do nó basta lembrar que quando bloquearam o Whatsapp no Brasil algumas cidades no Chile ficaram sem acesso. A velocidade real de uma conexão depende de uma ciência que aparentemente bem pouca gente entende. Gostaria de perguntar ao presidente de alguma tele, e pressinto que ele diria: “Seilá. Ninguém sabe.”.

Velocidade
4 de 0 a 5
Estabilidade
4 de 0 a 5
Preço
3 de 0 a 5

3.5

Média
3.5 de 0 a 5

Comentários

  1. Brandão
    Brandão fevereiro 18, 09:25
    Interessante. Boa dica.
  2. Brandão
    Brandão fevereiro 18, 09:26
    Interessante, valeu a dica!
  3. Mário
    Mário julho 26, 20:28
    Olá amigo, eu utilizava VIVO fibra e tinha esse problema,mas descobri que o meu problema era o reteador porcaria que eles instalam em nossa residencia. Troquei para um top residencial e tudo ficou lisinho. Infelizmente não tenho vivo fibra hoje pois moro em uma região que não é coberta. Entretanto a live tim estará vindo para cá esse ano.
  4. LION
    LION julho 28, 13:37
    Caríssimo inteligente: Vossa Senhoria sabe quantos por cento a Anatel libera, para as operadoras?. Por favor não procure esta resposta, pois, caso sejas patriota, as lágrimas descerão com uma facilidade imensa. Grato

Escrever comentário

Seus dados estarão seguros. Seu endereço de email não será publicado. Os outros dados também não serão compartilhados com terceiros. Campos obrigatórios marcados com *