Unconditional Rebel: Videoclipe gravado em um único take de 5s de duração a 1000fps
março 8, 2015
Pedro Vilhena (189 articles)
1 comentário
Compartilhar

Unconditional Rebel: Videoclipe gravado em um único take de 5s de duração a 1000fps

Este vídeo é um bom exemplo de inteligência de produção influenciando no resultado final. Gravado num take único a 1000fps, a ação toda leva apenas 5s mas o resultado – com 3:30min de duração – é lindo.

Pro novo clipe da cantora Siska, que faz um som meio triphop, o diretor francês Guillaume Paraniello teve a ideia de um plano sequência em slow motion, num travelling linear construindo um mural de ações. Fazendo as contas concluiu que precisaria de uns 80 atores pra deixar interessante, espalhados em 80m pra caber. E que precisaria estar andando com a câmera a 50km/h pra corresponder ao tempo da música rodando a 1000fps – que é quando o slow motion realmente vira poesia afinal. Veja o resultado abaixo:

A câmera foi a Phantom Flex 4K é claro, trivialmente dentro de um carro. Como é comum em planos sequência a coreografia acaba tornando a coisa uma performance antes mesmo de virar vídeo, nesse caso de um jeito particular. Aqui um take em tempo real, dos bastidores:

A Phantom preparada

Sabendo que um stunt assim é possível mas precisa de preparo meticuloso, o diretor se uniu ao estúdio de produção La Planete Rouge para fazer o storyboard animado, montado inteiro em 3D. Assim conseguiram calcular meticulosamente as marcas de cada um em relação à distância da câmera e os tempos. Ao verem a animação entenderam que era possível.

Visão top down de todo percurso

 

frame da animação 3D

 

O videoclipe tem pós: fogo, partículas etc e o chroma pra cantora aparecer, afinal não dava pra andar acompanhando a velocidade da câmera. Pouquíssima coisa considerando a tendência das produções hoje. É a prova de que investimento em pré-produção compensa inclusive criativamente – e garanto que o custo foi bem pequeno levando em conta o resultado e o buzz criado, em comparação com muito clipe por aí.

Comentários

  1. Adonis
    Adonis maio 13, 15:02
    Cheio de referências de filmes, livros e pinturas! O gato voando é daquela foto Dali Atomicus... Será que tem a lista na internet? Achei lindo! Mto bom!!

Escrever comentário

Seus dados estarão seguros. Seu endereço de email não será publicado. Os outros dados também não serão compartilhados com terceiros. Campos obrigatórios marcados com *