Testes com a Canon 5D3: raw vs. h.264
outubro 8, 2013
Pedro Vilhena (189 articles)
5 comments
Compartilhar

Testes com a Canon 5D3: raw vs. h.264

Depois de receber um par de cartões 1000x, nesse fim de semana tive tempo de sair com a 5D Mark 3 pra testes do módulo de gravação raw do Magic Lantern. Fomos aproveitar o sol no Ibirapuera. 

As imagens aqui são direto da câmera. No lado do H.264, tudo foi gravado usando o perfil neutro da Canon. Trabalhando em raw as possibilidades são enormes, mas procurei não alterar nada; dito isso, é preciso sempre “revelar” o bruto (ISO e white balance se aplicam na pós) e no processo você pode favorecê-lo. Tentei tomar cuidado mas vale dizer que nesses testes há muita margem pra parcialidade (observações abaixo).

Mark 3 durante o teste

O que mais me interessa no raw não é a possibilidade de tratamento de cor (colossal, mas que não cabe em qualquer trabalho), e sim o aumento de nitidez da imagem. Mesmo a Sony EX3, com um sensor 10x menor, gera uma imagem mais nítida que a das DSLR.  Isso faz muita diferença e é a razão de emissoras como a BBC não aceitarem material da 5D. À revelia da Canon felizmente o Magic Lantern raw devolve esse prejuízo, e foi por isso que aderi à 5D3.

Recomendo baixar o arquivo original em 1080p para assistir melhor. Faça login no vimeo e abra a página do vídeo lá (a opção aparece).

 

Algumas observações do teste:

1. Na primeira cena tive que mudar bastante a abertura da lente entre os takes (nuvens passando), mas é possível aferir o ganho real de nitidez no fundo (onde o foco estava), além das cores gerais.
2. O primeiro exemplo de modo crop foi um pouco superexposto na captação.
3. Nos planos da cadeira, ainda que o raw permita muito mais latitude, revelei pra ficar o mais parecido possível com o h.264, privilegiando comparação de nitidez e informação de cor.
4. Pra extrair e revelar o raw o workflow foi: bruto -> rawanizer (extração dos DNGs) -> Adobe Camera Raw (After Effects). Do After dei saída em Cineform 4:4:4 e levei ao Premiere CS6 pra edição, com saída em h.264 30Mbps pro Vimeo. Há outras opções, mas nos fóruns do ML o Adobe Camera Raw ainda é unanimidade como o melhor processador de raw.

Mesmo depois da saída em H.264 e da compressão do Vimeo todos os planos mostram a maior quantidade de informação de cor do raw. No terceiro set-up (jardim com o rio) é chocante a diferença de nitidez. Isso porque com tantas linhas na imagem o codec da 5D é especialmente taxado e não dá conta do registro, enquanto o raw entrega sem força. Outro recurso brilhante é o crop mode, em que o ML permite zoom digital na imagem sem perdas – na verdade, com ganhos. Como o sensor da 5D é 5760×3840, em vídeo Full HD ele é lido linha sim, linha não pra chegar à resolução de 1920×1080. O que o crop mode faz é, em vez de alternar linhas em tudo, ler todas em só um pedaço do sensor. Você escolhe a parte que quer magnificar e ganha uma imagem tão perfeita quanto qualquer foto da 5D, de quebra triplicando o alcance do seu jogo de lentes.

Cartões Komputer Bay usados no teste

Pra quem nunca trabalhou com raw vale sublinhar que essa imagem 14-bit 4:4:4 pode receber tratamento pesado, com degradês suaves e tons de pele realistas muito além do H264, sem noise nem banding, mas como esse não é um teste de pós não fui por esse caminho. No mais o módulo raw do Magic Lantern ainda está em desenvolvimento (pré-alpha), por isso usei uma versão de fim de agosto que sabia ser estável. Mas as atualizações são quase diárias e tudo pode mudar – pra melhor, felizmente. Nesse momento a equipe está trabalhando num formato proprietário chamado MLV (Magic Lantern video) que vai permitir facilidades de gravação e workflow em raw. Aguardemos…

Comentários

  1. Talles Gabriel
    Talles Gabriel fevereiro 14, 14:49
    OLÁ sou um admirador de seu blog gostaria de saber como gravar em 2k na canon 5d mark iii, ja que vi varios materiais no vimeo mostrando trabalhos realizados nesta resolução , comprei uma canon 5d mark iii recentemente e ja comprei também um cartão CF 1000x mas não estou conseguindo gravar em 2k , gostaria de ajuda. GRato !
  2. pedrolho
    pedrolho fevereiro 19, 06:52
    Talles, há alguma confusão da sua parte: 2k é equivalente a FullHD, ou seja, todas as DSLR já gravam nessa resolução. Você está se referindo a raw?
    • Talles Gabriel
      Talles Gabriel fevereiro 19, 14:40
      SIM no ML tem na opção raw de gravar com a resolução maior que 1920x1080, mas não estou conseguindo gravar nessas opções o ML gera uma mensagem falando que o maximo é 1920x1080 . Oque faço para gravar em raw com a resolução de 2 K
      • pedrolho
        pedrolho março 01, 10:38
        Ah sim. Acima de FullHD você só consegue gravar dentro do crop mode. Vc aperta o botão de zoom 5x na câmera, e aí entra no menu do ML. Dê uma pesquisada no www.magiclantern.fm para mais infos!
        • Talles Gabriel
          Talles Gabriel março 12, 17:45
          Desculpe encomodar novamente mas realmente não estamos conseguindo gravar em 2k no ML da canon 5d mark iii conhece algum video tutorial que demonstre de uma melhor forma ou algum post aue mostre o passo a passo ? Grato !

Escrever comentário

Seus dados estarão seguros. Seu endereço de email não será publicado. Os outros dados também não serão compartilhados com terceiros. Campos obrigatórios marcados com *