Tascam DR-680 grava até 6 canais de áudio
outubro 10, 2012
Pedro Vilhena (189 articles)
7 comments
Compartilhar

Tascam DR-680 grava até 6 canais de áudio

Gravadores de áudio de 2 canais, como o Zoom H4n, se tornaram bastante populares para quem trabalha com DSLR, uma solução barata e portátil para registro de áudio com qualidade razoável. Tenho um, mas recentemente fui convidado a rodar dramaturgia com 5Ds e precisei de algo que gravasse 3 ou 4 lapelas + 1 boom com phantom power. Para isso, a opção mais em conta no mercado é o TASCAM DR-680.

O que me surpreendeu é que, pelo custo de dois Zooms(US$600) o TASCAM oferece muito mais recursos. Com 4 entradas XLR, 2 TRS/P10 e 2 digitais (SPDIF), supera muitas placas de áudio desktop, e é leve e portátil – do tamanho de três H4ns colocados um ao lado do outro. Ele grava até 8 canais independentes a 96Khz e 24-bit, com phantom power selecionável para cada par. Entre os recursos de sempre, possibilita fazer uma mixagem para o fone/monitoração e gravá-la simultaneamente aos 6 canais separados. Mas não é só: cada canal tem sua própria saída individual RCA, o que possibilita alimentar os headphones de quem precisar no set.

Como o Zoom, o TASCAM também tem um limiter para evitar clipar níveis de áudio. Phantom power e ganho são controlados por chaves em cada canal. O gravador não chega a ser uma mesa de som com faders individuais (recurso de outros mais caros, mas que aumentaria o tamanho da unidade), mas por outro lado tem controles bem mais amigáveis que o H4n, e não é necessário se perder tanto em submenus para alterar um volume, pan ou monitoração de um canal.

O DR-680 grava em cartões SD. Pode ser alimentado com um adaptador AC ou 8 pilhas AA, mas como estas duram apenas 4hs com o phantom ligado, adaptei uma bateria de lítio 12v (se alguém quiser dicas de como fazer, peça nos comentários). Aqui no Brasil o equipamento costuma ser vendido por 4x o preço dos EUA, por isso vale a pena trazer de fora com antecedência.

Comentários

  1. tiagosoraggi
    tiagosoraggi outubro 11, 10:53
    O mais interessante é você ter dito isso quando quase estava com o tascam dr 40 na mão. com certeza para duas lapelas e o boom, essa já faz a diferença. Me conta esse segredo do adaptador, pois ninguém merece essa história de pilha. Rsrsrs No site do divcam e bhphoto&video têm um link com esse gravador, ja to pensando em comprar mesmo para o mês que vem. Mais uma vez, obrigado. Aquele abraço.
    • Rafael Capuzzo
      Rafael Capuzzo junho 23, 17:04
      Gostaria de alguma dica de onde comprar o adaptador AC para o DR 680
      • Pedro Vilhena
        Pedro Vilhena Autor julho 06, 01:38
        O original não tem jeito, tem que vir de fora. Mas você pode pegar as specs (voltagem, corrente, potencia) da fonte e fazer uma na Sta Ifigenia, se estiver em SP. Mtas lojas fazem, mas se precisar de uma referência vá à Casa das Baterias.
        • Cesar Antunha
          Cesar Antunha novembro 07, 01:20
          Olá, adquiri um dr680 e estou curtindo muito ele... o único problema são as pilhas, como vc faz para adaptar uma bateria nele? Abraços e obrigado!
  2. Leandro
    Leandro junho 17, 18:38
    Tenho um Dr680, a solução foi fazer um pac de bateria lá na santa, ficou muito bom e profissional, paguei uns R$350,00 com um carregador de 12v digital. Ele aguenta 16h com todos os canais em uso e com phanton power, para terem uma ideia melhor...ele ficou mais ou menos do tamanho e peso de um multimetro..rs. A loja se chama PC Baterias, ótima loja! Tive um problema com o produto e mesmo passando da garantia me atenderam muito bem e resolveram sem cobrar nada.
    • Pedro Vilhena
      Pedro Vilhena Autor julho 14, 21:47
      É isso aí Leandro, também já fiz um desses, na loja Rei das Baterias. Funciona super bem!
  3. […] detalhes. Mas os recursos são vários e de imediato já parece uma alternativa muito superior a um TASCAM DR-680 por exemplo. Abaixo os specs, com destaque pra conectividade bluetooth e uma extensão de controle […]

Escrever comentário

Seus dados estarão seguros. Seu endereço de email não será publicado. Os outros dados também não serão compartilhados com terceiros. Campos obrigatórios marcados com *