Solução para arquivos de vídeo corrompidos
setembro 3, 2012
Pedro Vilhena (189 articles)
1 comentário
Compartilhar

Solução para arquivos de vídeo corrompidos

Quem trabalha muito com mídia digital inevitavelmente já passou pela crise do “arquivo corrompido”. As causas mais comuns são falha de alimentação durante a gravação, cartão defeituoso ou apagamento acidental. As câmeras profissionais resolvem isso com redundância (gravando ao mesmo tempo em 2 unidades), mas trabalhando com DSLRs, que não tem nem saída para gravador externo, essa não é uma opção. O prejuízo pode ser sério, afinal em casos extremos regravar uma cena pode custar dezenas de vezes o valor da câmera.

Se você, como eu, já passou por isso e pesquisou, deve saber que:

1. existem milhares de programas de recuperação de dados na internet
2. poucos funcionam de fato
3. os que recuperam os arquivos, entregam eles ilegíveis. E aí, se o conteúdo é mesmo precioso, você pode ter que recorrer a empresas de recuperação de dados que cobram na casa dos 4 dígitos.

Apesar de nem todo arquivo corrompido ser recuperável, a maioria é. O problema é se perder entre as soluções oportunistas da web. Mesmo programas sofisticados e oficiais de recuperação (como Sandisk Rescue) não conseguem ressucitar vídeos porque, ao serem apagados/corrompidos, esses arquivos perdem o cabeçalho, que reúne as informações de codec do material. Ao trazer os dados de volta ainda é necessário remontar esse índice, do contrário o computador não sabe o que fazer com aqueles 01010101.

Nesse sentido o único programa que conheço que realmente funciona é o alemão HD Video Repair Utility. A diferença é que ele é desenvolvido especificamente para vídeo e, através de uma referência (você indica um outro arquivo de vídeo da mesma câmera), ele recompõe o cabeçalho do arquivo recuperado. Se você está com um problema desse tipo, diria para não pensar duas vezes: baixe o demo e teste. Se ele recuperar seu arquivo (a versão gratuita só traz de volta 50% da duração do vídeo), faça o investimento sem dó. O custo de 5 recuperações é 29 euros, e a versão ilimitada custa 99 euros.

Não tenho nenhuma relação com a empresa e não sou pago para fazer esta indicação, mas nunca encontrei outra solução tão eficaz – mais barata ou mais cara. Fica a dica…

Comentários

  1. William Álvaro
    William Álvaro janeiro 27, 15:33
    valeu!!!

Escrever comentário

Seus dados estarão seguros. Seu endereço de email não será publicado. Os outros dados também não serão compartilhados com terceiros. Campos obrigatórios marcados com *