fevereiro 4, 2015
Pedro Vilhena (189 articles)
0 Comentários
Compartilhar

Shutterstock: o estilo de 5 diretores em stock footage

O Shutterstock, provavelmente o melhor arquivo de imagens (ok depois do Getty) e vídeos licenciados – ou stock footage – da internet soltou um promo simulando o estilo dos diretores Wes Anderson, David Fincher, Quentin Tarantino, Alfonso Cuarón e Terrence Malick em clipes curtos, montados apenas com material do acervo deles.

É divertido por um lado, já que é legal se identificar com as leituras que fazem desses caras (não à toa são diretores bem estereotipados), mas também interessante por ver como o resultado fica um pouco triste e desconexo: os clipes não conseguem ser mais que paródias porque falta um mínimo de lastro humano. Obviamente as imagens do Shutterstock são genéricas e a maioria sem atores nem conteúdo, então sobra apenas contexto. Bom pra lembrar que pra ser Tarantino também precisa fazer roteiro e dirigir ator, o que ~muita gente por aí~ parece ignorar…

De qualquer forma é bom pra lembrar que dá pra fazer muita coisa com imagens prontas. Eu pessoalmente não tenho nenhum preconceito em usar inserts comprados em produções e muita gente esquece dessa possibilidade. Hoje em dia um blockbuster é uma grande salada (taí o Wilhem Scream desde 1950), às vezes simplesmente não vale a pena abrir câmera no Ceará se vc pode comprar o Saara em 4 cliques. Com bom gosto a pesquisa pode trazer um valor de produção muito maior que o custo do vídeo.

No Shutterstock o custo não é exatamente baixo, então costumo pesquisar lá e depois pechinchar procurando no Revostock (bastante bom e um pouco mais barato) e no videohive.net (muuito em conta). Não costumo usar o Pond5, mas também é uma.

Comentários

Nenhum Comentário Ainda! Seja o primeiro a comentar este post.

Escrever comentário

Seus dados estarão seguros. Seu endereço de email não será publicado. Os outros dados também não serão compartilhados com terceiros. Campos obrigatórios marcados com *